Filhotes – Saiba tudo sobre os pequenos cães e gatos

02/04/18 - 15h39

Filhotes – Saiba tudo sobre os pequenos cães e gatos Foto: Divulgação

Preparamos para você uma porção de dicas básicas e fundamentais sobre cachorros e gatos, tanto filhotes quanto adultos.

Você é novo (ou nova) nesse universo pet e não sabe muito sobre cuidados com filhotes, mas ainda sim tem pensado em adotar ou comprar um pet para fazer companhia a você e sua família.

Não se preocupe e nem desista da ideia! Preparamos para você uma porção de dicas básicas e fundamentais sobre cachorros e gatos, tanto filhotes quanto adultos. Vamos ver?

 

filhotes cachorro

Filhotes de cachorro: dicas básicas

Comecemos pelo treinamento. As três palavras de ordem para um bom treinamento de filhotes são: paciência, perseverança e recompensas. Ao ver o seu filhote mordendo ou mastigando alguma coisa (ou você – ai!) que ele não deve, diga um “não!” de maneira firme e substitua o objeto que ele estiver mordendo por um brinquedo apropriado para isso. Quando ele começar a morder e mastigar o brinquedo, recompense-o com carinho e palavras de incentivo.

Está procurando por uma companhia de quatro patas para sua família? Lembre-se: pode ser que ele também estivesse procurando por uma família em um abrigo de animais ou que ele tenha acabado de se separar da mãe e dos irmãos dele, por isso sempre haja com carinho e passe o máximo de tempo possível com ele, principalmente nessa primeira fase de adaptação.

Não sabe qual ração escolher, quais são as necessidades básicas e os cuidados com a saúde? Não hesite em procurar por um médico veterinário de confiança, pois ele poderá te ajudar muito durante todo o processo!

 

cao adulto

Cachorro adulto: o que não deixar de fazer

Você e seu filhote de cachorro conseguiram passar muito bem pela primeira fase adaptação e, hoje, vocês constituem uma família muito feliz. Veja mais algumas dicas importantes para o seu dia-a-dia juntos:

- Não é só você que deve sempre ter a carteira de identidade consigo; seu cachorro deve estar sempre com uma placa de identificação presa à coleira, com o nome dele e o seu telefone para contato;
- Seu cachorro precisa de exercícios diários, não importa de qual raça ele seja.
- Ainda que algumas raças sejam mais predispostas a atividades físicas, todos os cães adultos devem se exercitar, ao menos, entre 40 minutos e uma hora por dia;

- Pode ser a sua comida preferida no mundo, mas chocolate é muito tóxico para cachorros!
- Se você quer agradar com um petisco delicioso, considere biscoitos caninos;
- Cachorros precisam escovar os dentes. Utilize escovas e patas de dente específicas para obter melhores resultados e jamais use a sua própria pasta de dente, pois ela pode fazer muito mal ao seu pet.

 

filhotes gato

Filhotes de gato: dicas básicas

Gatinhos adoram brincar e o mercado pet oferece um bocado de opções de brinquedos para gatos, apenas nunca deixe seu filhote de gato sozinho com um brinquedo que tenha cordas e não permita que ele arranhe suas mãos e braços como parte da diversão. Ensine que vocês podem brincar juntos, mas que ele tem brinquedos próprios para arranhar e você não é um deles.

Na hora de escolher a caixa de areia, opte por um modelo espaçoso, com ao menos 60 cm de comprimento, permitindo que seu gato circule e jogue areia sobre as necessidades que ele acabou de fazer. Dica: treinamento não costuma ser necessário, gatos tendem a aprender a usar a caixa de areia sozinhos!

No que se refere à alimentação, gatinhos já estão prontos para comerem ração de gatos adultos após o seu primeiro ano de vida. Misture gradualmente a ração para adultos com a ração para filhotes até que toda a tigela esteja completa com a ração nova. Optar por bebedouros em forma de fonte é uma boa ideia, já que os felinos preferem beber água corrente.

 

gato adulto

Gato adulto: o que não deixar de fazer

Pode ser que seu gato aprenda a beber água do vaso sanitário e você não deve permitir que isso aconteça! Mantenha a tampa do vaso sempre abaixada e, de preferência, nem ao menos permita que seu gato entre no banheiro.

Certifique-se prover ao seu gato uma ração de qualidade. Se possível, opte por uma ração premium, que fornece as melhores combinações de nutrientes e garante uma alimentação rica e balanceada ao seu bichano.

Caso você more sozinho (ou sozinha), considere ter dois gatos, que possam fazer companhia um ao outro enquanto você não estiver em casa.

Para ter acesso aos melhores produtos para filhotes de cachorros e gatos, encontre a unidade Petz mais próxima a você e venha nos fazer uma visita!

Fonte: Petz