Dicas para fotografar animais de estimação

09/03/18 - 15h37

Dicas para fotografar animais de estimação Foto: Pinterest / Foto Dicas Brasil

Os animais de estimação têm um papel importante em muitas famílias, por isso não é nenhuma surpresa que fotografá-los seja mais popular do que nunca.

Alguns animais têm pouca ou nenhuma paciência e não ficarão parados esperando você tirar uma foto, então use sua criatividade para captar as imagens mais marcantes.

 

1 – Capture o caráter de seu animal de estimação

photographing pets1 Dicas para fotografar animais de estimação

VELOCIDADE 1/60 ABERTURA F/6.3 ISO 800 FLASH: NÃO DISPARADO 

A fotografia de animais de estimação ganha um significado mais profundo quando ela consegue transmitir a personalidade do assunto. Uma boa ideia é fotografá-los em seus lugares preferidos, ou desfrutando de um delicioso passatempo, como cochilar na varanda ou pegar um Frisbee. Para mostrar o caráter deles numa foto, você tem de se perguntar qual é sua característica peculiar, e tentar capturar essa singularidade diante das câmeras.

 

2. Congele a ação

photographing pets2 Dicas para fotografar animais de estimação

VELOCIDADE 1/1600 ABERTURA F/8 ISO 400 FLASH: DISPARADO

Fotografar seu animal de estimação brincando é uma ótima maneira de obter algumas fotos interessantes e com personalidade. Como o animal estará se movendo rapidamente, para certificar-se de que as fotos não ficarão desfocadas, vire o mostrador para o ‘modo TV ou S’ – prioridade do obturador, e então poderá controlar como congelar a ação. Defina o modo de foco para ‘foco contínuo’ – AI Servo AF Canon / AF-C Nikon, de modo que a lente possa sempre manter-se direcionada ao animal em movimento. Para vários disparos, utilize o modo ‘disparo contínuo’ e mantenha pressionado o botão do obturador pelo tempo que achar necessário.

 

3. Foque nos Olhos

photographing pets3 Dicas para fotografar animais de estimação

VELOCIDADE 1/15 ABERTURA F/2.8 ISO 200 FLASH: NÃO DISPARADO

Nos momentos de calma de seus animais de estimação, depois de comer ou dormir, por exemplo, aproxime-se bem para obter algumas fotos dramáticas e expressivas. Use uma lente padrão – 50 mm, ou uma lente zoom que cubra os comprimentos 28-70 mm. Gire o botão de modo para ‘AV’ – prioridade de abertura, e selecione uma grande abertura para ter um fundo desfocado. Utilize a medição pontual e foco nos olhos – esta área deve ser acentuada – e evite usar o flash, se possível, para que a aparência seja mais suave. Um fundo sóbrio, com cores neutras, é o ideal, por não ser muito perturbador.

 

4. Inclua pessoas

photographing pets4 Dicas para fotografar animais de estimação

VELOCIDADE 1/60 ABERTURA F/5.0 ISO 200 FLASH: NÃO DISPARADO

Um bom retrato simples de um animal de estimação, sozinho ou com o tutor, é uma foto clássica. Use a iluminação ao ar livre para evitar o flash que pode distrair os animais. A lente padrão de 50 mm é ideal para este tipo de imagem. Uma DOF- profundidade de campo, rasa, mantém as coisas centralizadas no enquadramento, e garante o foco sobre os olhos. Lembre-se de ser rápido na captura da cena, pois os animais se distraem facilmente quando estão ao ar livre. 

 

5. Nivele-se ao animal

photographing pets5 Dicas para fotografar animais de estimação

VELOCIDADE 1/400 ABERTURA F/4.8 ISO 200 FLASH: NÃO DISPARADO

Ficar no chão e no mesmo nível que o seu animal de estimação é uma ótima maneira de tirar algumas fotos dramáticas, mas naturais. Deitar no chão geralmente impede o uso de um tripé, e para manter a câmera estável, você pode usar uma bean bag (Nota: aquelas almofadas enormes), ou um livro robusto como apoio. Para ajudar a reduzir a trepidação da câmera, respire fundo antes de fazer a foto. Para obter o efeito de fundo borrado, escolha uma DOF rasa – f/2.8-f/8, e uma velocidade rápida do obturador, uma vez que os animais podem se mover muito depressa! Quando estiver ao ar livre, as velocidades do obturador de 1/400s ou superiores são uma boa aposta.

 

6. Evite o uso do flash

photographing pets6 Dicas para fotografar animais de estimação

VELOCIDADE 1/60 ABERTURA F/5.6 ISO 100 FLASH: NÃO DISPARADO

Existem várias razões pelas quais o flash deve ser evitado quando tirar fotos de animais de estimação. Por exemplo, o fato de ele ser brilhante, o que irrita animais pequenos.  O flash pode assustá-los ou deixá-los nervosos e eles irão se esconder. Além disso, ele é duro. É melhor usar a luz natural, especialmente se você estiver dentro de casa, pois o efeito que ele causa não vale muito a pena. Se o seu animal é de cor clara, de pelagem branca em particular, ele irá parecer desbotado com o uso de um flash. Outra razão para não usá-lo é porque os animais podem ser fotografados com os olhos vermelhos, exatamente como os seres humanos. Por último, tente evitar o uso do flash ao fotografar animais que vivem em aquários ou tanques, porque o vidro refletirá a luz, tornando-se um negativo branco feio, muito ruim. Isto também se aplica às gaiolas de metal, uma vez que até mesmo o metal fosco parecerá branco sob o feixe de luz.

 

Configurações recomendadas

Se for capturar o animal em movimento, use uma velocidade rápida do obturador – não tenha medo de empurrá-lo até 1/3200s, se necessário. Se o seu assunto estiver parado ou relaxando, tente evitar o uso do flash uma vez que os animais tendem a não gostar dele. Em vez de usá-lo, deixe a abertura ampla para permitir que a luz entre. Isso também mantém o fundo desfocado e contribuí para criar fotos artísticas.

 

Equipamento recomendado

Uma lente teleobjetiva será útil se você precisa fotografar o animal de longe, especialmente uma com I.S. – estabilizador de imagem. Uma lente padrão, como a 50 milímetros f/1.8 ou f/2.8, também é útil, porque pode tirar bons retratos e trabalha rapidamente em condições de pouca luz sem a necessidade de um flash.

 

Conclusão

Animais de estimação podem fornecer uma gama de interessantes fotos, desde as mais simpáticas às dramáticas. Construa um relacionamento com o animal; use brinquedos e guloseimas para recompensá-lo se ele estiver se comportando bem, e deixe-o sair, se estiver entediado de tirar fotos. Uma boa ideia para fotografar retratos, é alimentar o animal antes de começar, pois isso irá deixa-lo relaxado. Se ele quiser sair, verifique se há outra pessoa para ajudar no caso de ele se soltar. Tire muitas fotos, e escolha a melhor dentre elas.

Fonte: Foto Dicas Brasil